Facetas de cerâmica: o que você precisa saber

Facetas cerâmicas, lentes de contato, laminados cerâmicos têm sido objeto de desejo de muitas pessoas.

Facetas de cerâmica: o que você precisa saber


Facetas cerâmicas, lentes de contato, laminados cerâmicos têm sido objeto de desejo de muitas pessoas. São procedimentos que resultam em estética favorável, pois a cerâmica se assemelha bastante às estruturas dentárias, não só no quesito cor, mas também na forma dos dentes, e na resistência à função da mastigação.

Atualmente é notório o desgaste dos dentes cada vez mais precoce, especialmente por questões de parafunção, sendo a mais conhecida o bruxismo, que gera desgastes nos dentes da frente, fazendo com que as pessoas busquem os consultórios odontológicos a fim de melhorar a aparência.

Logo, por se tratar de indivíduos diferentes, os tratamentos devem ser avaliados e personalizados de acordo com a característica de cada paciente, bem como entender o por quê da ocorrência destes desgastes, tendo em vista que se o paciente desgastou seus próprios dentes, é possível que isso ocorra com as facetas cerâmicas porém de forma um pouco mais catastrófica, com a fratura ou até mesmo descolamento da cerâmica.

Por isso da importância de buscar profissionais competentes e com experiência na área, para que o tratamento seja muito além de bonito, seja duradouro.

Como em qualquer outro procedimento que envolva saúde, o ideal é buscar por profissionais que estejam capacitados para executar este tipo de tratamento, tendo em vista que necessita de pequenos preparos com broca sobre os dentes é indispensável quando o assunto é cerâmica, pois, a cerâmica se assemelha a um vidro, logo o mesmo não é flexível para se adaptar as regiões retentivas dos dentes, exigindo que um preparo sutil seja realizado.

Quando os mesmos não são executados de forma minimalista, pode gerar prejuízos irreversíveis na estrutura dental do paciente. Atualmente existem instrumentos que facilitam e viabilizam estes preparos ditos minimamente invasivos, com brocas extremamente finas e o uso de lupas de magnificação e até mesmo microscópio, para que os preparos sejam bem pequenos mesmo.

Outro fator fundamental para o sucesso do tratamento é a PREVISIBILIDADE do mesmo, que é conseguida a partir de três etapas básicas, muito bem definidas e seguidas no IOA Chapecó pelos nossos professores e alunos:

- Diagnóstico: vai além de verificar a questão estética dos dentes do paciente, também avalia a questão na forma de mordida do paciente, o que impacta totalmente no planejamento e na longevidade do tratamento.

É nesta fase que são realizadas várias fotos para ver a atual situação, bem como planejar o novo sorriso de acordo com as características do paciente, bem como é realizada a moldagem ou escaneamento da arcada dentária do paciente para que a partir disso possa ser planejado o novo sorriso.

- Planejamento: Nesta fase é possível comparar a um projeto arquitetônico de uma casa. O novo sorriso do paciente é realizado em um enceramento, e este é transferido para a boca através de uma resina bisacrílica, que posteriormente é removida, a mesma é utilizada apenas para verificar pelo paciente se é aquela a forma de dentes que o mesmo estima, se o sorriso "combina" com o paciente, e para o dentista literalmente é o test drive da estética e da função do paciente, é nesta fase que se verifica a questão do equilíbrio estético do sorriso com a face, bem como com a função mastigatória e de fonação do mesmo.

- Execução: por último é realizada a execução propriamente dita dos preparos nos dentes, que pode ser realizado ou não com a presença de anestesia, a depender da situação do paciente (se tem restaurações já ou não, se é necessário preparos mais profundos ou apenas superficiais), em seguida é realizada uma moldagem ou escaneamento dos dentes preparados (cópia da boca do paciente, para a confecção das cerâmicas pelo laboratório de prótese dentária), é realizado então os provisórios sobre os dentes preparados quando necessário.

Em outra consulta é realizada a prova dos dentes em cerâmica, para analisar a questão de forma e cor, bem como decidir a cor do cimento resinoso que será utilizado para "grudar" a cerâmica sobre os dentes. Esta etapa requer muita atenção e cuidado, pois a cimentação deve ser cuidadosa, tendo em vista que a grande maioria dos materiais odontológicos devem ser inseridos na boca em ambiente seco, por isso deve ser muito bem executado para que a cimentação seja longeva, bem como toda a reabilitação em si.

Por fim, é necessário o acompanhamento de tempos em tempos desta reabilitação, pois assim como um carro requer manutenção, uma reabilitação estética também necessita deste cuidado, ainda mais quando se tem ela num ambiente tão hostil como a boca, que sofre diariamente com pressão (tração e compressão na mastigação), diferença de pH (nossa alimentação é composta por alimentos de diferentes tipos de acidez), diferença brusca de temperatura (quando estamos comendo um alimento quente e em seguida tomamos algum líquido gelado), além de sempre estar imerso em água (o que torna o ambiente extremamente susceptível a degradação a longo prazo).

São vários fatores que devem ser levados em consideração para se devolver um sorriso confiante e bonito. O natural e discreto sempre será nosso objetivo como reabilitadores orais.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas
Chame no WhatsApp agora

Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.