Confira 8 dicas simples para manter sua gengiva saudável

Aproveite as dicas e aplique agora mesmo em sua rotina diária de higiene bucal.

Confira 8 dicas simples para manter sua gengiva saudável


Além da escovação regular dos dentes, a gengiva é um tecido que demanda cuidado e constante higiene. A falta de cuidados pode gerar doenças periodontais como a gengivite e periodontite, por exemplo. Por se tratar de uma inflamação superficial da gengiva, a gengivite pode ser facilmente tratada, sem maiores danos. No caso da periodontite, as estruturas mais profundas do tecido são destruídas, podendo levar à perda do dente caso não seja tratada.

Para prevenir estes e outros tipos de doenças comuns da gengiva, selecionamos algumas dicas simples para implementar na rotina e garantir um sorriso saudável:

1. Escovar os dentes regularmente: Apesar de ser um cuidado básico, vale ressaltar a importância da escovação diária, sendo realizada, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições.

2. O uso do fio dental também é um hábito que deve fazer parte da rotina diária. Com ele, é possível limpar regiões que a escova de dentes não alcança. Tenha cuidado para não forçar o fio e machucar a gengiva, causando sangramento e até ferimentos.

3. Faça manutenções periodontais frequentemente. A recomendação é de que todo paciente faça uma visita ao dentista a cada seis meses.

4. Peça para seu dentista avaliar restaurações que não estão satisfatórias: Incômodo na região ou fio dental desfiando ao usá-lo podem ser indícios de que a restauração precisa ser reavaliada. 

5. Evite forçar a escova durante a escovação: A força excessiva, principalmente com cerdas duras, pode causar sangramentos ou até ferir a gengiva.

6. Mantenha a mordida (oclusão) ajustada. O trauma oclusal pode afetar todo o periodonto, além de causar danos ao seu dente como quebra, trincas ou mudança de posicionamento.

7. Não use enxaguatórios bucais sem a indicação de um dentista. O uso inadequado destes produtos pode esconder problemas gengivais, além de causar manchas dentárias, sensibilidade, descamação da mucosa ou até mesmo perda do paladar.

8. Pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos convencionais, tratamentos com implantes dentários e próteses, devem se certificar que as estruturas de suporte estão saudáveis: A correção do alinhamento por aparelhos causa movimentação dentária, que deve ocorrer em um periodonto saudável (tecidos que envolvem a fixação do dente ao osso).

Viu como é simples manter os dentes e gengivas saudáveis? Aproveite as dicas e aplique agora mesmo em sua rotina diária de higiene bucal!

Informações: Dr. Juliano Silveira - Especialista em Periodontia


 



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas
Chame no WhatsApp agora

Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.